LIBERDADE X PRESSÃO SOCIAL

CapturarViver de aparência é acreditar naquilo que a sociedade diz ser importante.

“Você tem que ter o aparelho celular x, a roupa de marca y, o carro do ano. Felicidade é ter corpo de boneca ou de músculos, é mostrar que está na moda, é ter posição social de destaque!”

Será? Vejamos a pergunta abaixo, que Allan Kardec faz aos espíritos, a esse respeito:

L.E, p. 863. Os costumes sociais não obrigam, frequentemente, o homem a seguir determinado caminho em vez de outro, submetendo-o ao controle da opinião geral, quanto à escolha de suas ocupações? O que se chama respeito humano não é um obstáculo ao exercício do livre-arbítrio?

Resposta dos espíritos:

São os homens quem fazem os costumes sociais, e não Deus. Se se submetem a estes costumes, é porque isso lhes convêm, e o fazem por um ato de livre-arbítrio, pois, se o quisessem, poderiam libertar-se deles.

[Ora, a sociedade não nos exige trocar de carro sem necessidade, nem a comprar roupas e sapatos dos quais não precisamos. Ninguém é obrigado a dar presentes materiais para manifestar o afeto para com aqueles que ama.]

Por que, então, se queixam? Não são os costumes sociais que os homens devem acusar, mas o seu tolo amor-próprio de que vivem cheios e que os faz preferirem morrer de fome a infringi-los.

[Há quem, em lamentável estado de necessidade, recusa uma oferta de trabalho, se esta está aquém da posição que outrora ocupava.]

Não. Ninguém leva em conta esse sacrifício feito à opinião do senso comum, que mede as pessoas pelos bens que possuem; ao passo que Deus leva em conta o sacrifício que se faz das vaidades de aparência e ilusões do destaque social.

Isto não quer dizer que seja preciso afrontar sem necessidade a opinião pública, como fazem alguns em que há mais originalidade do que verdadeira filosofia.

Extraído do Programa “Alimento para a Alma”, tema “Liberdade x Pressão Social”, acessível aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=TquSLvsfGJo&list=PL32A80E92AA6D72E1&index=18

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s