ATÉ QUANDO PRECISAREMOS DA INJUSTIÇA?

ATÉ QUANDO PRECISAREMOS DA INJUSTIÇA?

Se não estamos matando, nem furtando, nem pregando a destruição e o desamor, também não temos nos esforçado muito em aperfeiçoar a bondade em nós mesmos. É que nos julgamos, frequentemente, já suficientemente bons… até que alguém “pise no nosso calo”, claro, e nos faça mostrar a sujidade do azedume, da ira e do ressentimento que dormitam em nós, esperando apenas uma contrariedade qualquer para despertar.

973Não importa que os governos sejam corruptos, nem que as outras pessoas não ajam do modo que queremos. Enquanto não aprendermos a receber o mal e não fazer o mal, a ser injustiçados e não injustiçar, a receber a calúnia e respeitar quem nos calunia – e orar por ele – , precisaremos ainda permanecer sofrendo as contradições da vida.

É preciso mesmo que tudo seja antagônico, que a postura ética e benevolente – que fazemos força para sustentar – nos cause desvantagens e prejuízos, para termos certeza de quem nós somos. De outro modo, se a boa postura nos rendesse apenas benefícios, seria muito cômodo agir com bondade.

Ora, é imperioso que a boa ação traga prejuízo imediato para sabermos se somos capazes de sustentar a bondade que dizemos ter, porque se qualquer provocação nos faz “sair no braço”, não somos pacifistas; se qualquer desafio material nos torna ladrões, de qualquer gênero, não somos honrados. Sim, é preciso ser roubado, às vezes no afeto, às vezes no dinheiro, às vezes na esperança, às vezes no direito… para que a gente descubra quem a gente é.

O orgulho nos faz pensar que já somos muito bons; mas é o orgulho ferido que revela quem nós somos. Enquanto não conhecermos com profundidade a nós mesmos, e não enxergarmos a urgência de reforma íntima a esperar cada um de nós, precisaremos da injustiça, do desafeto, dos sofrimentos, cuja finalidade é alavancar, pela via da dor, o progresso moral dos seres em provas e expiações, tal é a condição geral dos espíritos encarnados na Terra.

Pensemos nisso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s