MUDANÇA OU VITIMIZAÇÃO

Um processo de mudança consiste em observar duas posições, a saber: Estado Atual (aquilo que se tem agora) e Estado Desejado (aquilo que se deseja ter). A visão clara destes estados indica uma direção a seguir para se obter aquilo que se deseja.

885Se a pessoa focaliza os aspectos negativos da posição atual, seu pensamento fica preso nos mesmos modelos mentais que geraram o problema. De acordo com Albert Einstein, não se pode resolver um problema com o mesmo pensamento que o criou. Desse modo, se o Estado Desejado não estiver claro ou for pouco atraente, o sistema mental se organizará para manter o Estado Atual.

De outra maneira, quando se focaliza a atenção em ambos os estados, ao mesmo tempo, valorizando e clareando o máximo possível o Estado Desejado, toda a comunicação dentro do sistema mental servirá para fazer as transições necessárias e sair do Estado Atual para o Estado Desejado.

Os processos de vitimização impedem a solução dos problemas, e fazem pequenos conflitos tornarem-se verdadeiras guerras de destruição emocional.

Pensemos nisso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s