AUTOCONSCIÊNCIA E AUTOGERENCIAMENTO

O primeiro tijolo da inteligência emocional é a autoconsciência, que é nossa capacidade de reconhecer nossas próprias emoções e seus efeitos – sobre nós mesmos e sobre os outros.

Uma ferramenta que pode nos ajudar a ter mais autoconsciência é o conceito de Sinais de Alerta Emocional, sinais estes que nos ajudam a identificar problemas emocionais básicos, como tristeza, ira, medo, felicidade, alegria, carinho.

883Nossas Expressões faciais, ritmo cardíaco, sensação de calor ou frio, tensão muscular, os nossos olhos, nos dão uma dica de como estamos nos sentindo, além de outros sinais que nos servem de alerta, como uso de humor inadequado, sarcasmo, assumir papel de vítima, agir com hostilidade, etc.

O autogerenciamento acontece quando a pessoa começa a usar a autoconsciência dos sentimentos para gerenciar a si mesma, tornando-se – gradualmente – mais capaz de controlar e administrar as próprias emoções.

Isso mesmo! Controlamos as emoções para que elas não nos controlem. Ora, se os colapsos emocionais são previsíveis e evoluem de forma lenta, o desenvolvimento da autoconsciência e do autogerenciamento nos ajudam a evitar estes colapsos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s