OBEDIÊNCIA E RESIGNAÇÃO

Jesus ensina, em toda parte, a obediência e a resignação, duas virtudes companheiras da doçura, e muito ativas, embora os homens as confundam erradamente com a negação do sentimento e da vontade.

A obediência é o consentimento da razão, uma vez que a reflexão – apoiada no desenvolvimento do senso moral – nos impele a refrear os impulsos do orgulho-ferido e dos desejos inferiores, pelo cumprimento da vontade de Deus.

856A resignação é o consentimento do coração, que, educado pela razão, passa a sentir os benefícios produzidos pelo enfrentamento de si mesmo na resistência às fraquezas dos sentidos e do orgulho reativo.

Ambas – a obediência e resignação – são forças ativas porque carregam o fardo das provas que a revolta insensata deixa cair. O frouxo não pode ser resignado; como um parafuso espanado, ele “estoura” em sentimentos de agressividade à menor pressão de contrariedade.

O orgulhoso e o egoísta também não podem ser obedientes, porque a obediência à vontade Divina lhes tolheria os ímpetos de reação ao revide das agressões, lhes privaria da busca pela vaidade estética e intelectual, lhes negaria a saciação dos desmedidos desejos, que tanto anseiam.

Tomás de Aquino, interpelado por uma rainha sobre o que seria preciso fazer para ganhar o reino dos céus, respondeu: “- Querer”.

Perante a obediência e a resignação falta-nos vontade. Quando muito, a possuímos apenas nos lábios. Sobra-nos, entretanto, numerosos apetites, e a maioria de nós, infelizmente, neles ainda se compraz.

Pensemos nisso.

(Contém trechos adaptados de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, cap. IX)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s