A JUSTIÇA

Justiça é “fazer o que é certo, e ponto final”, diz a maioria. No entanto, a convivência nos põe num caótico caldeirão de pontos de vista conflitantes, e perante as inumeráveis e virginais situações do cotidiano, percebemos que não é tão simples fazer uma distinção das profundas e delicadas nuanças entre certo e errado.

854O diálogo de Platão “A República”, reflete muito bem esta questão, porque tem como tema inicial a justiça. Os personagens são Sócrates (mestre de Platão), Gláucon e Adimanto (irmãos de Platão), Céfalo (dono da casa onde ocorre o diálogo), Polemarco (filho de Céfalo) e Trasímaco (um sofista).

Sócrates inicia o diálogo conversando com Céfalo que, em dado momento, pergunta-lhe o que seria a justiça…

“– Muito bem, Céfalo! – responde Sócrates. Mas no que tange a essa justiça de que falamos? O que vem ela a ser? Dizer a verdade e pagar as dívidas, nada mais? E mesmo aí não haverá exceções? Suponhamos que um amigo, em seu juízo perfeito, me tenha confiado algumas armas, e venha reclamá-las quando estiver encolerizado; deverei devolve-las? Ninguém diria que eu agiria bem em fazê-lo, como tampouco julgaria que fosse meu dever falar sempre a verdade a uma pessoa em semelhante estado de irascibilidade.

– Tens toda a razão – afirmou Céfalo.
– Nesse caso, a justiça não se limita tão-somente a falar a verdade e a devolver o que recebemos.”

A justiça; quanta presunção seria necessária para que alguém pudesse se gabar de conhecê-la ou possuí-la totalmente? Poder-se-ia, certamente, chamar de louco e fanático todo aquele que, crendo-se detentor de certezas sobre o certo e o errado, quisesse impor o seu ponto de vista sobre o livre-arbítrio dos outros.

Pensemos nisso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s