AGIR NO BEM OU REAGIR NO MAL

Quando alguém age mal contra seu semelhante, certamente, nada espera além do revide, seja por um pensamento de vingança, seja pela própria vingança materializada na ação.

No entanto, não há coração tão perverso que não seja tocado de bons procedimentos, mesmo inconscientemente. Ao receber um ataque, aquele que não reage, mas que age no esforço de bem proceder, furta-se, pelo menos, de todo pretexto de represálias daquele que o atacou, e de um inimigo pode-se fazer um amigo.

829Ora, quem agride só espera o revide. Mas, ao receber um sincero sentimento de tolerância, de compaixão, de benevolência por resposta, o agressor se confunde, e mais tarde se envergonha; e é isso que, por fim, o transforma.

Os maus procedimentos, quando são a resposta do ofendido, irritam mais ainda o ofensor, e é então que este serve de instrumento à justiça de Deus para punir aquele que não perdoou em primeira instância.

O perdão não absolve quem erra, pois todo aquele que semeia o erro precisa, cedo ou tarde, colhê-lo. O perdão tem por objetivo nos livrar da putridez da emoção perturbada pela ofensa, pela mágoa, pelo ressentimento; porquanto em desequilíbrio, não agimos, apenas reagimos de maneira maldosa. Desse modo, adquirimos novas dívidas e anulamos a quitação de nossos próprios erros pretéritos, que poderiam ter sido redimidos pela ofensa que recebemos, se a houvéssemos suportado virtuosamente.

Não esqueçamos de que estamos num mundo de expiação e provas, e não de delícias.

(Fundamentos extraídos e adaptados de “O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XII”)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s