POR QUE SÃO BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS?

Bem-aventurados os aflitos, porque o sofrimento, se suportado com resignação, é o prelúdio da cura moral. Considerai-vos felizes por sofrer, porque as vossas dores neste mundo são a dívida das vossas faltas passadas, e essas dores, se suportadas pacientemente sobre a Terra, vos pouparão séculos de sofrimento na vida futura.

Deveis, portanto, estar felizes porque Deus vos permitiu pagar vossa dívida presentemente, o que vos assegurará a tranquilidade no porvir.

780O homem que sofre é semelhante a um devedor que deve uma grande quantia, a quem diz o seu credor: “Se me pagardes hoje, mesmo a centésima parte da dívida, eu vos darei quitação de todo o resto. Ora, o devedor não seria mais venturoso suportando toda sorte de privações para se liberar, pagando somente a centésima parte do que deve? Ao invés de se queixar do seu credor, não lhe agradeceria?

Pois bem! Tal é o sentido destas palavras: “Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados”; são felizes porque se quitam, e, depois de se quitarem, estarão livres.

Mas quem murmura nas aflições, não as aceitando resignadamente como uma coisa que deve merecer, contrai nova dívida que faz perder o benefício que se obteria do sofrimento. Por isso seria preciso recomeçar, pois quitando-se de um lado, endivida-se de outro, como se a um credor que vos atormenta, pagásseis prestações tomando-lhe, a cada vez, um novo empréstimo, não alcançando jamais a libertação.

Cada nova falta semeada aumenta a dívida, porque não há uma só, qualquer que seja, que não arraste consigo sua colheita forçada e inevitável, que se não for nesta vida, será na outra.

(Trechos de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. V)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s