CAUSA DAS “INJUSTIÇAS”

Sempre que nos sentimos injustiçados, que mergulhamos em ofensa, ressentimento e desejo de revide, se não lutamos contra essas perturbações do sentimento invigilante, negamos a fé em Deus. Isso mesmo! Dizer-se injustiçado é negar a fé em Deus. Ora, como Deus poderia ser a bondade, a justiça e a sabedoria infinitas permitindo que passássemos por verdadeiras injustiças?O esquecimento temporário do passado não significa que o passado não tenha existido. Lembremo-nos disso sempre que sofrermos uma “injustiça” cuja causa não podemos encontrar na vida atual. Todas as dores e decepções da vida são provas ou expiações de dívidas (atuais ou pretéritas).

752Dizemo-nos cristãos, alegamos compreender a pluralidade das existências, bem como o resgate de faltas passadas; mas, geralmente, na vida prática ainda não agimos com a mesma fé que dizemos possuir. Jesus morreu orando pelos que o matavam. E como podemos nos alegar cristãos, se nem ao menos fazemos esforços para desejar o bem a quem nos faz um mal pequeno?

Não respeitamos as opiniões dos outros, mas fazemos o oposto. Feito bombas de pavio muito curto, basta-nos um ponto de vista diferente do nosso para nos sentirmos ofendidos, afrontados mesmo, e logo explodimos em injúrias.
Ah, como faltamos com a caridade moral!

Maldizer, maltratar, malquerer um irmão que nos fere o orgulho é tornar-se igual ou pior do que ele. Se, face a uma contrariedade qualquer não recuamos à idéia de responder com calúnias, faltamos ao dever de amor ao próximo, que é condição fundamental para merecermos a clemência do Pai.

Se fôssemos bons como pensamos ser, não estaríamos num mundo de expiação e provas, que tem no sofrimento a sua principal ferramenta de progresso moral.

O orgulho perdeu o homem na Terra, disse o Cristo. O orgulho nos faz pensar que somos bons; mas é o orgulho-ferido que revela quem nós somos.

Pensemos nisso.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s