+VIRTUDES = +FELICIDADE

Se sofremos o orgulho-ferido pela ação alheia é porque somos orgulhosos. O orgulho não é fruto de ações externas, mas é efeito do desinteresse de todo aquele que não procura aprender virtudes como tolerância, perdão e humildade. Quanto mais virtudes, menos orgulho, menos sofrimento e, consequentemente, mais paz.

Vivendo de ressentimento em ressentimento, e de ofensa em ofensa, o ser orgulhoso é um cego em meio a um tiroteio interminável de injúrias; sem conseguir ver a causa do seu sofrimento em si próprio, ele atribui, constantemente, a sua dor aos atos alheios.

750Tendo o seu ponto de vista sempre como última instância da verdade, o ser orgulhoso sofre com qualquer opinião diversa da sua; e esse sofrimento o faz ver como inimigo todo aquele que diferente dele pensa.

De postura irascível e sempre ocupado em julgar os outros, o ser orgulhoso vive envolto em desequilíbrios do sentimento. Serenidade é, para ele, uma palavra utópica, restrita aos dicionários.

O ser orgulhoso adoece mais vezes. Bombardeado por desvarios do sentimento perturbado, seu sistema imunológico, frequentemente, apresenta baixa resistência. Assim é até que, não raro – e já bastante adoecido – o ser se vê enfraquecido também no seu orgulho; é quando começa, enfim, a enxergar…

Então, ele passa a identificar as divergências da convivência como provas valiosas que lhe possibilitarão realizar o próprio aprendizado moral; e em mais ou menos tempo, ele compreende que a falta de virtudes – e não a ação dos outros – sempre fora a causa real do seu sofrimento.

Nos mundos de expiação e prova, o mal fundamental do gênero humano é o orgulho. O orgulho perdeu o homem na Terra, disse o Cristo.

Esta é uma verdade filosófica: o mal dos outros é mal para os outros; na relação de convivência, as profundas e verdadeiras causas do mal que sofremos estão SEMPRE em nós mesmos.

Pensemos nisso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s