A FELICIDADE É EFEITO DO SACRIFÍCIO

É em vão que o homem, ávido de prazeres, queira iludir-se sobre a sua destinação nesse mundo, sustentando que lhe é permitido não se ocupar senão da sua felicidade. Certamente, Deus nos criou para sermos felizes na eternidade; entretanto, a vida terrestre deve servir UNICAMENTE ao nosso aperfeiçoamento moral, que se adquire mais facilmente com a ajuda dos órgãos físicos dos sentidos e do mundo material.

722As vicissitudes da vida, a diversidade dos gostos, de nossas tendências e de nossas necessidades são meios de nos fazer exercitar e aperfeiçoar a caridade, pois apenas à força de concessões e sacrifícios mútuos é que podemos estabelecer harmonia entre opiniões tão diversas.

Sim, a felicidade está destinada ao homem nesse mundo, quando a procuramos não nos prazeres materiais, mas no bem, pois a felicidade não é uma busca em si mesma; a felicidade é um efeito colateral do bem que se faz.

A história da cristandade fala de mártires que foram ao suplício com alegria; hoje não é preciso, para ser cristão, nem o holocausto do mártir, nem o sacrifício da vida, mas única e simplesmente o sacrifício do orgulho, da vaidade e do egoísmo.

A caridade* não se pratica senão pela abnegação, pelo sacrifício constante de todo interesse egoísta; ela tem a fé para inspirá-la, porque nada além da fé nos faz levar com coragem e perseverança a cruz desta vida.

Triunfaremos se a caridade nos inspirar e se a fé nos sustentar.

(*) Caridade, segundo propalava Jesus, é ser benevolente com todos, é ter doçura perante os defeitos dos outros, é perdoar todas as ofensas, sem exceções. Lembremos, o Cristo também disse que fora dela não há salvação.

(Baseado em trechos de “O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XI”)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s