QUANDO O EGO É A BASE, O EDIFÍCIO DA SOCIEDADE DESABA

Poder, posição, autoridade, ambição, competição, desejo de ser melhor que o outro, mais belo, mais rico, mais influente, mais materialmente competente em qualquer área; a tudo isso chamais EGO.

O ego é maligno, porque divide as pessoas entre vencedores e perdedores, transformando a pessoa egóica numa pessoa egoísta; o ego perverte uma sociedade pacífica, tornando-a perturbada pela competitividade exacerbada. Em sociedades assim não há felicidade, pois a felicidade não existe sem a paz; e como estar em paz onde todos estão em competição constante?

695O motivo pelo qual a maioria das pessoas se mantém alheias ao que realmente importa, é que há uma ilusória – e generalizada – busca por satisfações de ego e prazer biológico, muito bem “vendidos” pelo sistema-sociedade como causadores de felicidade (grande falácia).

A inquietação torna-se geral. Os melindres do orgulho-ferido são o resultado das sociedades materialistas, que formam homens aptos a ganhar dinheiro, mas que se portam feito crianças mimadas face ao menor aborrecimento. Hábeis em fazer contas, não fazem a menor idéia do que seja tolerância, benevolência e humildade.

Conviver em sociedade tornou-se algo insuportável; a intolerância prepondera no trânsito, no trabalho e dentro de casa. Buscando a felicidade, os homens esmagam-se, uns aos outros, incessantemente.

Ora, como será possível ser feliz – vivendo em sociedade – sem benevolência mútua? E como a benevolência poderá existir com o orgulho transbordando por todos os lados da convivência?

O êxtase do entendimento ocorre somente quando há grande descontentamento; quando, em torno de nós, todos os falsos valores do ego são destruídos.

Assim, quando uma sociedade não progride – em virtudes – como deveria, a “Inteligência Suprema” promove um abalo físico e moral que a transforma. Os sinos da consciência soam o final da “última hora”.

Pensemos nisso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s