BENEFICÊNCIA EXCLUSIVA

A beneficência é bem entendida quando exclusivamente praticada entre as pessoas da mesma opinião, da mesma crença ou do mesmo partido?

Não; é sobretudo o espírito de seita e de partido que é preciso abolir, porque todos os homens são irmãos. O verdadeiro cristão não vê senão irmãos nos semelhantes, e antes de socorrer aquele que está na necessidade, não consulta nem sua crença, nem sua opinião, no que quer que seja.

694Seguiria ele o preceito de Jesus, que diz para amar mesmo os inimigos, se repelisse um infeliz, por ter este uma outra fé que não a sua?

Que o socorra sem lhe pedir nenhuma conta de sua consciência, porque se é um inimigo da religião, é o meio de fazer com que a ame; repelindo-o, faria que ele a odiasse.

Todos os que compreendem o cristianismo, em essência, devem se esforçar por fazer desaparecer os sentimentos de ódio, de inveja e de ciúme que dividem os homens.

O Cristianismo não invalida o Hinduísmo, o Budismo, nem qualquer outro segmento religioso. Os ensinamentos de Jesus Cristo não se restringem à fraternidade desta ou daquela seita religiosa, mas abraça a Humanidade inteira, porquanto são filhos de Deus todos os homens.

Se alguns estão extraviados, que os lamentemos, mas nunca com ódio ou condenação. Quando nos atiram pedras, não lhes retribuamos – jamais – com maldições. É sob estes princípios, que os homens hão de se tornar pacíficos, não mais buscando a satisfação de suas paixões na desordem e no sofrimento do próximo.

(Trechos compilados de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” e “Revista Espírita, ano 1858”)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s