QUANTO MAIOR O EGO, MAIOR O SOFRIMENTO

QUANTO MAIOR O EGO, MAIOR O SOFRIMENTO

A humildade – virtude oposta ao vício do orgulho – atribui aos que a possuem (verdadeiramente), a isenção da necessidade de perdoar; porque humildade é a capacidade de não se ofender.

Orgulhosos, precisamos ainda aprender o perdão. Exercitando o perdão, temos que fazer força para refrear o orgulho, submetendo-nos a difíceis posturas de humildade, a fim de que o hábito engendre em nosso íntimo essa essência virtuosa que nos falta.

660Conscientizemo-nos da necessidade que temos de melhorar. Não é porque não somos bons que não devemos fazer esforços por adotar condutas boas. O grande problema é que somos orgulhosos, e logo pensamos que já somos benevolentes; assim, estagnamos em nosso ego, sofrendo, por consequência, o orgulho-ferido pelas contrariedades da convivência.

Suponhamos que duas pessoas – uma humilde e outra orgulhosa (como a maioria de nós) – sejam igualmente maltratadas. Certamente, o orgulhoso sofrerá a ofensa, o ressentimento, o rancor e todo o lixo da emoção perturbada que o orgulho-ferido suscita; mas o humilde, talvez nem se lembre do fato se lhe indagarmos o assunto.

Quando a ação dos outros nos faz sofrer, não é essa ação que nos faz sofrer. A causa do sofrimento é o ego que, ferindo o orgulho, nos lança num mar de desequilíbrio e ações equivocadas.

Até quando teremos de sofrer o orgulho-ferido para compreender que, em vez de tentar mudar os outros (cujos atos não controlamos), nosso empenho precisa focar, antes de tudo, a reforma de nós mesmos?

Busquemos desenvolver virtudes; somente elas são capazes de separar o nosso EU-essencial dessa couraça mesquinha do eu-egóico, que é a raiz dos sofrimentos.

“O ego deve cessar pela conscientização de sua própria limitação, da falsidade de sua própria existência. Conquanto profundo, vasto e extensivo ele possa ser, o ego é sempre limitado, e até ser abandonado, a mente nunca será livre. A simples percepção desse fato é o fim do ego; só então é possível que a realidade surja.” (Krishnamurti)

Pensemos nisso.

Um comentário sobre “QUANTO MAIOR O EGO, MAIOR O SOFRIMENTO

  1. Esses textos são um alivio para almas, almas feridas de um eu interior enfraquecido, esses textos vêm como um bálsamo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s