AS VIRTUDES GUARDAM A SABEDORIA

Só estamos na condição de reencarnantes em mundos de ilusão material, e sofrimento irreal, porque somos pobres em virtudes. A divergência, a contrariedade, a injustiça mesmo, compõem a escola da convivência rumo ao aprendizado moral, pois não é possível aperfeiçoar qualquer virtude sem vivenciar o seu contrário.

Ora, como se tornar tolerante sem passar pelos testes que fustigam a intolerância? Como aprender a perdoar sem lidar antes com muitassituações de ofensa? Como podemos nos dizer bons se, ao primeiro contra-gosto, nos tornamos maus como aquele que nos feriu? O mal do homem é o orgulho, disse Jesus.

607Sabemos que os sentimentos inferiores, como mágoa, raiva e ofensa, derivam do orgulho-ferido, essa “porta aberta” à influência obsessiva. Para “ouvir” os espíritos amigos é preciso serenidade; e para obter serenidade é necessário aprender a não julgar.

Sabendo-se pequeno, esforce-se no estudo das virtudes, porque são elas que nos fazem ver o mundo de maneira mais serena, sem julgamentos nem pré-conceitos.

O aprendizado das virtudes nos transforma – a cada dia – em seres, mais tolerantes, mais pacíficos, mais compreensivos, mais humildes e doces. Mas não nos atenhamos às palavras, porque é preciso vivenciar o exemplo; a humildade dos que sofrem é essencial na renovação dos que fazem sofrer.

É retribuindo o mal com o bem que o maldoso primeiro se confunde, depois se enfraquece, e, por fim, se transforma. Busquemos esse estado virtuoso que nos imuniza ao mal; esse estado que ele, o justo por excelência, nos ensina com a resposta que dá a Pedro:

“Perdoarás não sete vezes, mas setenta vezes sete vezes. Perdoarás ilimitadamente a cada ofensa. Ensinarás aos teus irmãos o esquecimento de si mesmo; porque é isso, é o esquecimento de si mesmo, que torna o ser invulnerável aos ataques”.

Pensemos nisso.
Muita paz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s