RENUNCIE A SI MESMO E CARREGUE SUA CRUZ, SE QUISER SE SALVAR

Sereis bem felizes quando os homens vos odiarem, vos separarem, vos tratarem injuriosamente e vos rejeitarem como mau por causa do Filho do homem. Regozijai-vos nesse dia e exultai de alegria, porque uma grande recompensa vos está reservada no céu. (São Lucas, cap. VI, v. 22, 23).

462Chamando a si o povo e seus discípulos, ele lhes disse: Se alguém quer vir após mim, que renuncie a si mesmo, carregue sua cruz e siga-me; porque aquele que quiser salvar a si mesmo, se perderá; mas, perdendo a si mesmo, por amor a mim e ao Evangelho, se salvará.

Porquanto, de que serviria a um homem ganhar todo o mundo e perder a si mesmo? (São Marcos, cap. VIII, v. 34 a 36. São Lucas, cap. IX, v. 23, 24, 25. São Mateus, cap. X, v. 38 e 39. São João, cap. XII, v. 24, 25).

Regozijai-vos, disse Jesus, quando os homens vos odiarem e vos perseguirem por causa de mim, porque disso sereis recompensados no céu. Estas palavras podem ser traduzidas assim:

Sede felizes quando os homens, por sua má vontade a vosso respeito, vos propiciam a ocasião de provar a sinceridade da vossa fé, porque o mal que vos fazem reverte em vosso proveito; lamentai-os pela sua cegueira, mas não os maldigais.

Depois, ajunta: “Aquele que quer me seguir, carregue sua cruz”, quer dizer, suporte corajosamente as tribulações que a sua fé lhe suscitará; porque aquele que quiser salvar sua vida e seus bens em me renegando, perderá as vantagens do reino dos céus, ao passo que aqueles que tiverem perdido tudo neste mundo, até mesmo a vida, para o triunfo da verdade, receberão na vida futura o prêmio da sua coragem, da sua perseverança e da sua abnegação; mas àqueles que sacrificam os bens celestes pelos gozos terrestres, Deus disse: Já recebestes a vossa recompensa.

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XXIV)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s