É PRECISO MAIS CORAGEM PARA VENCER A SI MESMO DO QUE PARA REVIDAR O ATAQUE DOS OUTROS

Cristo veio e disse: Retribuí o mal com o bem; e disse mais:
“Não resistais ao mal que se vos façam; se alguém vos bater sobre uma face, apresentai-lhe a outra.”

Ao orgulhoso esta máxima parece uma covardia, porque não compreende que haja mais coragem em suportar um insulto do que em se vingar; ele não vê que é preciso muito mais coragem para vencer a si mesmo – no seu orgulho ferido – do que para revidar o ataque dos outros.

“Se alguém vos bater sobre uma face, apresentai-lhe a outra”. Ora, deve-se tomar esta máxima ao pé da letra? O próprio instinto de conservação, que é uma lei natural, diz que não é preciso estender, benevolentemente, o pescoço ao assassino. Por essas palavras, portanto, Jesus não interditou a defesa, mas condenou a vingança.

457Em dizendo para apresentar uma face quando a outra foi batida, é dizer, sob outra forma, que não é preciso retribuir o mal com o mal; que o homem deve aceitar com humildade tudo o que tende a rebaixar-lhe o orgulho; que é mais meritório para si ser ferido do que ferir, suportar pacientemente uma injustiça, do que ele próprio cometer uma; que vale mais ser enganado do que enganador, ser arruinado do que arruinar os outros.

Meus amigos: Só a fé na vida futura e na Justiça de Deus, que não deixa jamais o mal impune, pode dar a força de suportar pacientemente os golpes dirigidos contra os nossos interesses e o nosso amor próprio.

Por isso, dizemos incessantemente: Dirigi vossos olhares para o alto; quanto mais vos eleveis pelo pensamento, acima da vida material, menos sereis magoados pelas coisas da Terra.

(E.S.E)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s