“SE VOSSO OLHO É MOTIVO DE ESCÂNDALO, ARRANCAI-O”

A acepção da palavra escândalo é sempre mais geral e, por isso, não se lhe compreende em certos casos. Escândalo não é somente o que ofende a consciência de outro, mas é tudo o que resulta dos vícios e das imperfeições, bem como, toda reação má de indivíduo para indivíduo; o escândalo é o resultado efetivo do mal moral.

432Os homens sendo imperfeitos sobre a Terra, são inclinados a fazerem o mal; estando em expiação, punem a si mesmos pelo contato com seus vícios, dos quais são as primeiras vítimas, acabando por compreender seus inconvenientes. Quando estiverem cansados de sofrer no mal, procurarão o remédio no bem; é assim que Deus faz emergir o bem do mal.

Ai daquele por quem o escândalo vem, pois será punido pelos seus maus instintos; mas é preciso que o escândalo venha, disse Jesus, porque aquele que comete um escândalo, é utilizado a título de exemplo, como instrumento da justiça divina para educar a muitos outros.

Suponhamos a Humanidade transformada em homens de bem, ninguém procuraria fazer o mal ao próximo e todos seriam felizes, porque seriam bons. Tal é o estado dos mundos avançados, de onde o mal foi excluído; tal será o da Terra, quando tiver progredido suficientemente.

“Se vosso olho é motivo de escândalo, arrancai-o”. Figura enérgica que seria absurdo tomar ao pé da letra, e que significa simplesmente que é preciso destruir em si toda causa de escândalo, isto é, de mal; que valeria mais ser privado da vista, do que se seus olhos tivessem dado maus pensamentos e atos.

Quando uma aflição não é consequência dos atos da vida presente, é preciso procurar-lhe a causa numa vida anterior, pois Deus não inflige punições arbitrárias. Em sua bondade, lançou um véu sobre os nossos atos passados, advertendo-nos, entretanto, que sempre se é punido naquilo em que pecou.

Desta maneira, se alguém está aflito pela perda da vista, é porque a vista foi para ele causa de queda.

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. VIII)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s