INTELECTO NÃO É INTELIGÊNCIA

Os sistemas de ensino engendrados nas sociedades ao longo dos séculos, têm possibilitado ao homem, desenvolver largamente o intelecto, mas não a inteligência. Intelecto é simplesmente o pensamento atuando independentemente da emoção.

416A inteligência surge quando se aprende a pensar e agir em perfeita harmonia, intelectual e emocionalmente. Perceba que o intelecto de nada valerá se o sentimento estiver perturbado; muito pelo contrário, pois sob as forças trevosas do desequilíbrio emocional, o ser humano tende a fazer uso do intelecto para atacar e destruir.

Inteligência é a combinação do bem sentir ao bem pensar, dando causa ao bem agir, produzindo, por consequência, a serenidade. Aquele que não busca, diariamente, maneiras de desenvolver as virtudes que constroem o equilíbrio emocional, como tolerância, indulgência, benevolência e perdão, reprime, sobremaneira, as próprias capacidades intelectivas, e não transcende a média das massas humanas pseudo-sábias que debatem-se no lodaçal da ira, da ofensa, da competição inútil, da agitação emocional.

(Adaptado de “Intelecto não é Inteligência”, de Krishnamurti)

Deixe um comentário