TODO AQUELE QUE SE ELEVA SERÁ REBAIXADO

Jesus entrou na casa de um dos principais Fariseus, para aí tomar sua refeição, e aqueles que lá estavam o observaram. Então, considerando como os convidados escolhiam os primeiros lugares, ele lhes propôs esta parábola, dizendo:

– Quando fordes convidados para bodas, não tomeis nelas o primeiro lugar, temendo que se encontre entre os convidados uma pessoa mais considerada que vós, e que aquele que vos tiver convidado não venha vos dizer: “Dai vosso lugar a este, e que então estejais diminuídos em vos dirigir com vergonha ao último lugar.”

394– Mas, quando fordes convidados, ide vos colocar no último lugar, a fim de que, quando aquele que vos tiver convidado vier, vos diga: “Meu amigo, subi mais alto.”

– E então isso será um motivo de glória diante daqueles que estarão à mesa convosco, porque todo aquele que se eleva será rebaixado, e todo aquele que se rebaixa será elevado. (São Lucas, cap. XIV, v. 1 e de 7 a 11).

O Espiritismo vem sancionar a teoria pelo exemplo, em nos mostrando grandes no mundo dos Espíritos aqueles que eram pequenos na Terra, e frequentemente, bem pequenos aqueles que nela eram os maiores, os mais poderosos. É que os primeiros levaram, em morrendo, aquilo que faz a verdadeira grandeza: as virtudes; enquanto que os poderosos no mundo deixaram o que fazia sua grandeza na Terra, e não se leva: a fortuna, os títulos, a glória, o nascimento; assim, não tendo nenhuma outra coisa, eles chegam no outro mundo desprovidos de tudo, como náufragos que tudo perderam, até suas vestes; não conservaram senão o orgulho que torna sua nova posição mais humilhante, porque vêem acima deles, e resplandecentes de glória, aqueles que espezinharam na Terra.

Aqueles que foram os mais elevados numa existência, se foram dominados pelo orgulho e pela ambição, são rebaixados à última posição numa existência seguinte. Não procureis, portanto, o primeiro lugar na Terra, nem vos coloqueis acima dos outros, se não quereis ser obrigados a descer procurai, ao contrário, o mais humilde e o mais modesto, porque Deus saberá vos dar um lugar mais elevado no céu, se o merecerdes […]
(O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VII)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s