SOCIEDADE DOENTE E PADRÕES ADOECIDOS DE “NORMALIDADE”

Não podemos nos medir pelos padrões de uma sociedade adoecida em conceitos de moralidade.

Não é porque todo mundo prioriza valores de superfície exterior, que todos agem e vivem de um determinado modo, que tudo isso está certo. Afinal, queremos ir para onde a maioria, provavelmente, vai? O que quiseram dizer, talvez metaforicamente (não sei), com “muitos os chamados e poucos os escolhidos”? Nestes tempos que vivemos, de assustadora indiferença, as escrituras parecem fazer sentido…

A prova da bondade consiste em receber a injustiça e, ainda assim, manter-se bondade. A bondade é uma virtude que obtemos à medida que damos; é entregando a bondade por esforço que a divindade produz em nós a bondade por vontade.

10505623_592777547501855_7118528618826449729_nOs grandes males não estão nas ações maldosas dos outros; os grandes males estão no egoísmo e no orgulho que habitam em nós. É o egoísmo que nos faz pensar nos ensinamentos nobres apenas quando estamos sofrendo, que nos impele a buscar o alimento superior somente uma vez por semana, nos cultos religiosos. Não é suficiente.

Jamais seremos bondosos sendo “bonzinhos” por algumas horas, para voltarmos a ser ególatras nos momentos seguintes. A igreja, o templo, o culto, enfim, o sentimento nobre de benevolência precisa ser cultivado o tempo todo.

Mas o egoísmo nos mantém desinteressados dos verdadeiros valores da vida, e o orgulho nos faz revidar o mal com o mal; são estes, sem dúvidas, os grandes vilões do nosso atraso.

A maior fraqueza das almas imperfeitas é a falta de vontade de melhorarem-se, porque creem-se já boas. Vivem em meio a sentimentos de perturbação, como mágoa e raiva e, pelo imediatismo de quererem resolver tudo à sua maneira, pois o orgulho lhes cega com a certeza de que estão absolutamente certas, infelicitam-se ao verem que o mundo não é do jeito que querem […]

Texto completo, em:
https://sentidodaluz.wordpress.com/2014/07/08/aperfeicoamento-moral-o-fim-maior-da-vida-humana/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s