SABEDORIA DE GANDHI

No período final da segunda grande guerra, a Índia se via em conflito civil. Muçulmanos e Hindus habitavam o território indiano, em mista distribuição. Entretanto, por força da discriminação que os povos cultivavam entre si, e debalde os apelos de Gandhi, iniciaram-se as migrações de separação das massas, não tardando, como consequência, o início dos conflitos daqueles que teriam que deixar, a contragosto, seus antigos lares.

Desejoso em cessar a barbárie e manter os povos em irmandade, Mohandas Mahatma Gandhi fez greve de fome; e obteve êxito, pois, quando suas forças vitais estavam já bastante prejudicadas, os líderes do conflito, sentindo-se pressionados pela responsabilidade sobre a morte do venerado sábio, foram até ele e juraram paz, deixando suas armas por lá mesmo, ao chão.

Neste cenário, um desses homens, de súbito, adentrou o ambiente encolerizado e, atirando um pedaço de pão sobre o peito do convalescido mestre, bravejou:

History_Gandhi_On_Religious_Beliefs_Speech_SF_still_624x352– Coma! Coma! Eu vou para o inferno, mas não com a sua morte na minha alma!
– Só Deus pode decidir quem vai para o inferno – respondeu Gandhi –.
– Eu matei uma criança! Esmaguei a cabeça dela contra a parede!
– Por que?
– Os muçulmanos mataram meu filho – disse o homem, embargado num choro doloroso – … desse tamanho – apontando a altura da sua cintura – meu menino…

– Eu sei como pode sair do inferno. Ache uma criança cujo pai e mãe foram mortos; um menino que seja desse tamanho – o mesmo que o homem havia descrito – e crie-o como se fosse seu. Mas certifique-se de que ele seja muçulmano e que você o crie como um muçulmano.

O homem arregalou os olhos, espantado com a resposta. Recuou um passo, olhou para trás e, em seguida, voltou-se, ajoelhou junto ao leito do ancião e caiu em prantos. Gandhi, pondo-lhe a mão na cabeça, disse:

– Vá. Deus o abençoe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s