A TOLA VAIDADE QUE OS PAIS INOCULAM NOS FILHOS

160

A TOLA VAIDADE QUE OS PAIS INOCULAM NOS FILHOS

Quantos pais são infelizes com seus filhos, porque não combateram suas más tendências no princípio! Por fraqueza ou indiferença, deixaram se desenvolver neles os germes do orgulho, do egoísmo e da tola vaidade que secam o coração.

Crianças de 3 anos vão à escola maquiadas. Não sabem ir ao banheiro sozinhas, mas já passam batom. Por culpa delas? Claro que não! É que, quando a ausência de educação moral torna-se um padrão de normalidade numa sociedade adoecida pela carência de virtudes, crianças de um ano e meio passam a parir outras, que é a idade mental de mães e pais que acham que precisam colocar os seus filhos no circuito da moda, inflando seus egos desde cedo nos conceitos enraizados do orgulho.

Depois, mais tarde, recolhendo o que semearam, estes pais se espantam pela falta de respeito e ingratidão dos filhos. Que todos aqueles que são atingidos no coração pelas vicissitudes e decepções da vida, interroguem friamente sua consciência; que remontem progressivamente à fonte dos males que os afligem, e verão se, o mais frequentemente, não podem dizer: Se eu tivesse, ou não tivesse, feito tal coisa eu não estaria em tal situação.

(Contém trechos de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, cap. V)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s