O EGOÍSMO

O choque que o homem experimenta do egoísmo dos outros é o que, muitas vezes, o faz egoísta por sentir a necessidade de colocar-se na defensiva. Notando que os outros pensam mais em si mesmos, ele é então compelido a pensar mais em si do que nos outros.

Quando o princípio da caridade for a base das relações de povo a povo, cada um pensará menos em si ao ver que os outros nele também pensam.

58De todas as imperfeições humanas, o egoísmo é a mais difícil de se desenraizar, porque deriva da influência da matéria, influência da qual o homem, ainda muito próximo de sua origem, não pôde libertar-se; suas leis, sua organização social, sua educação, seu entretenimento, tudo concorre por bases materiais.

À medida que o homem se acercar de valores espirituais, menor importância relegará às coisas materiais. Então, aperfeiçoando-se em educação moral, as instituições humanas se reformarão nos meios de entretenimento que detém o interesse do homem na sociedade.

É bastante difícil de se eliminar o egoísmo, porque ele se fundamenta no interesse pessoal; estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos há egoísmo.

Mas o egoísmo se enfraquecerá à proporção que a vida moral for predominante sobre a vida material. É assim que o espiritismo transformará os hábitos e as relações sociais, pois o espiritismo bem compreendido mostra as coisas de tão alto, que o sentimento da personalidade desaparece diante da imensidade.

(O Livro dos Espíritos – Síntese das questões 913, 914 e 917).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s