FELICIDADE POSSÍVEL

“A felicidade plena é impossível nesta vida, porque separações, morte de pessoas queridas, doenças e acidentes são acontecimentos inevitáveis. O que se pode almejar como felicidade é a serenidade, que se obtém ao vencer o medo. O medo paralisa e torna o homem egoísta; é o sentimento que nos impede de sorrir e de pensar de forma inteligente. ” (Luc Ferry)

Serenidade é a resposta que a vida dá quando estamos no caminho da meta. Insatisfação ou tristeza é a resposta que a vida dá quando estamos afastados da meta.

9A meta é o progresso moral, ou seja, o vencimento das más inclinações pelo desenvolvimento de virtudes. Virtudes são as qualidades que desenvolvemos quando, de forma voluntária, fazemos força para não ceder a más inclinações.

Quanto mais virtudes, mais serenidade. Quanto mais imperfeições ou fragilidades, mais frustração e tristeza. Esta é a maior dificuldade que temos de compreender o sentido da vida humana, pois a felicidade possível está no próprio caminhar, e não nas fugas do caminho, cujo prazer fugaz reserva-nos, invariavelmente, consequências que não representam um estado de satisfação a médio e longo prazo.

Fugir do caminho é viver a semana pensando no fim de semana; é esperar para ser feliz quando tirar férias; é esperar para ser feliz quando chegar a aposentadoria; é não encarar as dificuldades como oportunidades de desenvolvimento de virtudes como tolerância, humildade, indulgência, perdão… virtudes estas que nos ajudam a carregar a cruz desta vida com menos desequilíbrio, menos perturbação e menos, ou seja, com mais serenidade.

Fugir do caminho é pensar que a vida se resume a busca dos prazeres biológicos e status de vaidade, apenas.
Isso não é felicidade. Felicidade é aprender a abstrair prazer de fontes mais nobres, e, se não a encontramos, talvez seja porque é nas fugas do caminho que, geralmente, a buscamos.

Pensemos nisso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s